CÂNCER DE PRÓSTATA É A SEGUNDA CAUSA DE MORTE POR CÂNCER ENTRE HOMENS NO BRASIL

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do biênio 2018/2019 serão diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá pela doença.


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do biênio 2018/2019 serão diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá pela doença.

Os números são alarmantes e explicam porque esta é a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil. Apesar da doença ser comum no sexo masculino, muitos homens são diagnosticados tardiamente, seja por não apresentar sintomas, não estar informado ou ainda por medo.

A cada 10 casos diagnosticados, 6 ocorrem em homens com mais de 65 anos e isso faz com que a doença seja considerada da terceira idade. A enfermidade é menos frequente em homens com idade de 40 a 59 anos. Além da idade, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença. São eles:

  • Histórico familiar: o homem que o pai, avô ou irmão tiveram a doença antes dos 60 anos, está mais suscetível a desenvolver a doença;
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes apontam maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

 

Novembro azul

O mês de novembro foi escolhido para informar e conscientizar os homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e a importância de visitar regularmente o médico urologista, principalmente se apresentar sintomas como:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

O médico coordenador do serviço de urologia do Hospital Agenor Paiva, Dr João Tiago Matos (CRM 15860), destaca algumas medidas que podem ser adotadas no cotidiano para ajudar a prevenir o câncer de próstata:

  • Tenha uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
  • Mantenha o peso corporal adequado;
  • Pratique atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana;
  • Evite o alcoolismo e o tabagismo;
  • Visite seu médico regularmente e faça os exames anuais necessários.

 

Diagnóstico

“Durante o diagnóstico, os pacientes com alteração ao toque ou com exames de imagens suspeitos, são encaminhados para biópsia do órgão. Nossa equipe de urologia realiza biópsias guiadas por ultrassom sob sedação anestésica, realizada no Hospital Agenor Paiva. Caso seja confirmado o diagnóstico do câncer da próstata, seu tratamento dependerá do estágio da doença”, explica o especialista Dr João Thiago.

 

Tratamento

A doença em fase inicial tem chance de cura de mais de 90%. Nesses casos é indicado o tratamento cirúrgico por meio da prostatectomia radical, também realizada no Hospital Agenor Paiva.

Em situações de estágio intermediário ou avançado da doença, o urologista atuará conjuntamente com o oncologista na decisão sobre a melhor forma de tratamento - que pode incluir cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e até mesmo quimioterapia.

 

Atenção à saúde do homem foi o tema do Fórum realizado pelos médicos urologistas e cardiologista do Hospital Agenor Paiva. Confira também. 

 

Fontes: Ministério da Saúde

Dr João Tiago Matos (CRM 15860) – Coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Agenor Paiva