CCIH


Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - HAP

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Agenor Paiva foi instituída conforme a Portaria GM/MS 2616/1998, iniciando suas atividades em 2000. É o órgão destinado ao assessoramento, de caráter técnico normativo consultivo, subordinado diretamente à Diretoria, sendo seus membros designados por Portaria Interna. É responsável pelo planejamento e execução das ações de controle de infecção hospitalar.
A CCIH é composta por Membros Executores (médico e enfermeira) e Membros Consultores (representantes de diversos setores, tais como Administração, serviços Médico e de Enfermagem, Farmácia e Laboratório).

Atividades da CCIH:

A CCIH realiza atividades de vigilância epidemiológica através do método de busca ativa com foco nos procedimentos. A vigilância microbiológica é realizada diariamente tendo como base todos os resultados do laboratório de microbiologia. A CCIH solicita a instituição de medidas de precaução na identificação de microrganismos multirresistentes ou naqueles de risco de transmissão intra-hospitalar.

A elaboração e implementação de rotinas de prevenção, diagnóstico e tratamento de infecção hospitalar é uma das atividades mais importantes da CCIH. Para a implementação das rotinas, a CCIH realiza atividades regulares de educação continuada, diariamente emite orientações e, atua junto aos setores para contribuir na implantação das mesmas. Através de visitas de técnicas aos diferentes setores do Hospital com elaboração de relatórios e emissão desses aos responsáveis, a CCIH inspeciona o cumprimento das recomendações, visando contribuir para a melhoria da qualidade na assistência.

A CCIH realiza ainda atividades de suporte a setores tais como nutrição, central de material, farmácia, laboratório de microbiologia, visando contribuir para as ações que estão direta ou indiretamente ligadas à prevenção e controle de infecção hospitalar.
Sabemos que o êxito no controle e prevenção das infecções hospitalares está baseado na educação continuada dos profissionais que atuam indireta ou diretamente na assistência aos pacientes.