Cardiologia


O serviço de Cardiologia do Hospital Agenor Paiva está preparado para atender os pacientes na prevenção, controle e tratamento de doenças cardíacas. A incidência das doenças do coração vem crescendo em nossa sociedade, agravadas por alimentação inadequada e vida sedentária. Mas com acompanhamento médico, exames regulares e mudança nos hábitos, a saúde e a qualidade de vida das pessoas pode melhorar muito.

Consultas
Agende seu check-up conosco. É prático e fácil: tudo em único local e dia, com acompanhamento de nossa equipe multidisciplinar.

Realize também: pré-operatório e eletivo

Avaliação para:
• Risco Cirúrgico: é a avaliação cardiológica que tem o objetivo de identificar o risco do paciente apresentar uma descompensação cardíaca durante ou após a cirurgia. É importante para a tomada de cuidados para prevenir uma possível complicação. É recomendável que seja feita antes de qualquer cirurgia, principalmente por pessoas com mais de 40 anos.

• Liberação para prática de atividade física

Sintomas que merecem sua atenção
Os sinais e sintomas que se manifestam em quase todas as doenças do coração ou que podem indicar algum tipo de problema cardíaco e você não pode ignorar são:

• Falta de fôlego
• Dores no peito e nos braços
• Dores na perna
• Cansaço fácil
• Desmaio ou tonturas
• Palpitações ou taquicardia
• Tosse seca persistente
• Pressão alta
• Cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas
• Má circulação nas pernas
• Impotência sexual
• Inchaço nos tornozelos;



Coordenadora:
• Dr.ª Daniela Soares Gorjão CRM 18342


Procedimentos Realizados:

Eletrocardiograma - É o método mais tradicional da cardiologia, sendo ainda considerado obrigatório durante a avaliação cardiológica.
Por meio do registro da atividade elétrica do coração, cria-se um traçado denominado eletrocardiograma, capaz de detectar distúrbios do ritmo cardíaco, da contração do coração e, indiretamente, da perfusão do músculo cardíaco.

Ecocardiograma Transtorácico - A ecocardiografia é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

Ecocardiografia transesofágica – é um exame de ultrassom em que o paciente recebe uma anestesia local para evitar que tenha o reflexo de vômito e depois é introduzida uma sonda no esôfago. Esse exame permite, de forma complementar ao procedimento transtorácico, a obtenção de informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

Doppler de Carótidas e Vertebras – O exame com ultrassom permite a visualização dos vasos cervicais (artérias responsáveis por levar o sangue ao cérebro e face). Permite avaliar: presença de placas de aterosclerose (gordura), estreitamentos destes vasos, espessamento da parede das artérias (espessamento médio intimal).

Holter de 24 horas - O holter utiliza um pequeno aparelho gravador portátil que registra continuamente a atividade elétrica do coração, por meio do registro do eletrocardiograma. Nele são analisados apenas três canais do eletrocardiograma, continuamente sem que a pessoa precise alterar sua rotina. As indicações para o exame são diversas e incluem: desmaios, palpitações, tonturas, suspeita de fibrilação atrial, controle após uso de medicações que afetem o sistema elétrico cardíaco etc.


Mapa de 24 horas - Trata-se de um método de registro da pressão arterial durante a vigília (período em que o paciente está acordado) e o período de sono em intervalos programados de 20 minutos.
As suas principais vantagens são o diagnóstico preciso da hipertensão arterial, pois é um método que avalia a pressão arterial enquanto o indivíduo executa suas atividades habituais, e a avaliação do efeito da medicação anti-hipertensiva durante as 24 horas do dia.


Teste Ergométrico - O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.