O que é o coronavírus?

O que é o coronavírus?

Trata-se de uma família de vírus conhecida desde 1960, que pode causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias mais graves. Este foi identificado na China em 2019, é um novo coronavírus (2019-CoV).

Pode ser transmitido de uma pessoa para outra pelo ar, com gotículas respiratórias do paciente que está infectado ou por contato com superfícies contaminadas.

O quadro é semelhante a um resfriado desde simples até graves, como pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Idosos e pacientes com baixa imunidade tem maior risco de apresentar as manifestações mais graves.

Como prevenir?

Como prevenir?

  • Evite contato próximo com pessoas que apresentam sintomas de gripe (tosse, espirro e coriza);
  • Se estiver com coriza ou tosse, utilize uma máscara cirúrgica.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel, descartando o lenço usado no lixo.
  • Na falta de lenço utilize o antebraço, nunca as mãos, elas são os principais veículos de contaminação.
  • Lave frequentemente as mãos, principalmente antes de se alimentar ou depois de tossir e/ou espirrar;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos.
  • Mantenha a distância de 1 metro das pessoas.
  • Evite visitar pacientes internados se estiver com sintomas de resfriado ou gripe.
  • Se puder, fique em casa.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Limpe o celular e superfícies com álcool a 70%.
  • Não compartilhe toalha, talheres, copos ou qualquer outro objeto pessoal.

Cuidados ao sair e chegar em casa

  • Ao sair, coloque uma camisa de manga longa, prenda o cabelo e evite usar acessórios como brincos e anéis.
  • Utilize uma máscara conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde.
  • Evite utilizar transporte público.
  • Evite usar dinheiro em espécie.
  • Continue mantendo distância de 1 metro das pessoas.
  • Use lenços descartáveis para tocar nas superfícies. Descarte-os em um saco fechado no lixo.
  • Sempre que puder, higienize as mãos.
  • Ao chegar em casa, deixe bolsas carteiras e chaves em um caixa na entrada. Tire roupa e sapatos e separe para lavar com água e sabão, de preferência com água quente.
  • Não toque em nada antes de se higienizar.
  • Lave o cabelo ao voltar para casa.
  • Caso esteja levando embalagens, limpe antes de guardar.
  • Ao fazer compras, limpe as mercadorias com um pano com água e sabão, ou desinfectante ou produto a base de hipoclorito e álcool a 70%. Evite guardar as sacolas plásticas.

Quando procurar o hospital?

Quando procurar o hospital?

Pessoas que estão no grupo de risco (com mais de 60 anos, que possuem doenças crônicas, respiratórias e imunossuprimidos) devem procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas respiratórios. Para os demais, a recomendação é que se dirijam ao hospital apenas em caso de piora ou persistência dos sintomas (falta de ar, febre e tosse).

Coriza – fique em casa.

Coriza + febre – fique em casa, mas alerta ao aparecimento de outros sintomas.

Coriza + febre + tosse – procure avaliação médica.

Coriza + febre + tosse +alta de ar – vá a emergência do hospital.

E se eu precisar usar a emergência?

E se eu precisar usar a emergência?

A unidade de Emergência do Hospital Agenor Paiva mantém o atendimento a todos os pacientes. Criamos um local exclusivo para atendimento a pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, separado dos demais atendimentos. Esta medida visa aumentar a segurança dos nossos pacientes, equipes e acompanhantes.

Centro de Atendimento ao Sintomático Respiratório

Centro de Atendimento ao Sintomático Respiratório

O Hospital Agenor Paiva implantou uma área exclusiva para pacientes com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19. Separado dos demais atendimentos, foi criado o Centro de Atendimento ao Sintomático Respiratório – que consta de sala de triagem com enfermeira que fará o atendimento inicial e a checagem dos dados vitais e oximetria; sala vermelha para pacientes mais graves; sala amarela e sala verde; dois consultórios médicos e posto de enfermagem. Todos os fluxos de atendimento foram elaborados de forma a dar maior segurança a profissionais, pacientes e acompanhantes e evitar o contato entre aqueles com sintomas respiratórios e os demais pacientes.

Funcionamento dos Centros Médicos

Funcionamento dos Centros Médicos

O ambulatório do Centro Médico I (Semec) e Centro Médico II estão funcionando com horário otimizado para atendimento eletivo de algumas especialidades. Os centros médicos ficam em prédios separados do Hospital, em ruas próximas e abertos de segunda a sexta, das 7h às 17h.

A decisão segue a recomendação do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), que orienta que o atendimento médico ambulatorial, consultas, procedimentos e cirurgias sejam mantidos durante o período de duração da pandemia.

Pacientes em tratamento para doenças crônicas que fazem acompanhamento regular e periódico devem manter sua agenda de visitas ao médico. Os pacientes que perceberem algum sintoma novo ou agudo também devem buscar a avaliação médica.

As especialidades de neurologia, angiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, cardiologia, clínica médica estão atendendo em horários específicos e otimizados de forma a evitar qualquer tipo de reunião de diversas pessoas em um mesmo ambiente.

.

Nosso atendimento segue todas as normas e recomendações das autoridades de saúde, a fim de evitar a contaminação pelo Covid-19. Pedimos que verifique com nossa equipe de marcação os dias e horários de atendimento do seu médico. Telefone (71) 3310-4000 ou whatsapp (71) 99178-0215

Medidas do comitê de enfrentamento Covid-19

Medidas do comitê de enfrentamento Covid-19                     

O Hospital Agenor Paiva criou o Comitê de Enfrentamento COVID-19. Integram este comitê Diretoria Técnica, Diretoria Administrativa, Gerência e Coordenações de Enfermagem, Coordenações Médicas, CCIH, Assistente Social e Comunicação. Algumas ações já foram implantadas e outras estão em avaliação, todas elas estão em acordo com as orientações do Ministério da Saúde e das entidades técnicas.

As medidas adotadas visam otimizar os processos internos e fluxo de atendimento; evitar a circulação desnecessária de pessoas pelo hospital; tornar mais efetiva a comunicação e participação dos pacientes, acompanhantes, visitantes, colaboradores e profissionais de saúde em nossas ações de prevenção e segurança.

1. Protocolo e fluxo de atendimento para pacientes com suspeita e confirmação pelo COVID-19.

2. Na emergência, foi criado o Centro de Atendimento ao Sintomático Respiratório.

3. Recepções devidamente treinadas para atender pacientes com sintomas respiratórios. Demais equipes foram orientadas pela CCIH sobre as medidas de prevenção e segurança do novo coronavírus.

4. Uso de EPIs seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde e Anvisa.

5. UTI exclusiva para pacientes sintomáticos com indicação de internação.

6. Mudança nos horários e acesso de visitantes e acompanhantes e diminuição de circulação no hospital.

8. Resultado de exames online para: laboratório, ultrassonografia, raio-x e tomografia

Acesso de acompanhantes e visitantes

Acesso de acompanhantes e visitantes

No intuito de reduzir ao máximo os riscos de contaminação para nossos pacientes internados, é permitido apenas um visitante por paciente.

  • Nos apartamentos: a troca de acompanhante será feita apenas uma vez ao dia, e as visitas estão restritas ao horário das 10h às 12h para apenas um visitante.
  • Nas enfermarias: cada paciente só poderá receber uma visita no período das 15h às 17h.
  • Nas UTIs e Semi-intensivas: apenas um visitante por paciente pela manhã: das 11h às 12h.
  • Emergência: crianças e idosos poderão ter apenas um acompanhante, para os adultos não será permitida a entrada de acompanhante.
  • Evitar circulação desnecessária no hospital. Pedimos que os pacientes, acompanhantes e visitantes fiquem nos quartos.
  • Evitar visitar o paciente caso tenha algum desses sintomas: febre, tosse e dificuldade de respirar.
  • Estão suspensas as visitas de representantes da indústria farmacêutica.

Resultados de Exames Online

Resultados de Exames Online

Todos os exames de laboratório, raio-x, tomografia e ultrassonografia realizados a partir de 13 de março de 2020, estão disponíveis online pelo site do hospital na página de resultados de exames.   Clique aqui para acessar.

O setor de entrega presencial não está mais funcionando.

Cuidados com nossos colaboradores

Cuidados com nossos colaboradores 

Todas as equipes assistenciais e administrativas foram orientadas pela CCIH sobre as medidas de prevenção e segurança do Covid-19, e cuidados ao sair e voltar para casa.

Estamos disponibilizando em nossos canais oficiais de comunicação (site e redes sociais) materiais informativos relevantes sobre o coronavírus. Também temos uma página exclusiva em nosso site com documentações relacionadas ao Covid-19 para os funcionários.

Foi estabelecido novo acesso de entrada e saída para os colaboradores do hospital, evitando circulação pelos corredores da emergência. Também foi estabelecido novo horário para almoço no refeitório e orientações para as coordenações mandarem suas equipes em quantidades menores e horários diferentes, de modo que o refeitório não tenha muitas pessoas ao mesmo tempo.

Todos estes cuidados visam preservar a saúde de nossos colaboradores e proporcionar maior seguranças aos nossos pacientes e suas famílias.