O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS

A covid está provocando uma nova onda de contaminações no Brasil com a disseminação da subvariante da ômicron chamada BQ.1.


A covid está provocando uma nova onda de contaminações no Brasil com a disseminação da subvariante da ômicron chamada BQ.1.

 

A nova cepa apresenta uma característica de alta transmissibilidade, o que contribui para o aumento de novos casos, além de escapar mais da proteção das vacinas anteriores, no entanto, a vacinação ajuda a reduzir o risco de infecção grave.

Embora as infecções por essa subvariante costumem ser menos graves, grupos de risco como idosos, diabéticos e imunossuprimidos devem tomar tanto cuidado quanto nas ondas anteriores.

 

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns relatados são similares aos da gripe e do resfriado comum: coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, febre.

 

NOVA VACINA

A Anvisa aprovou as duas vacinas bivalentes da Pfizer, desenvolvidas especificamente para proteger contra a ômicron e deve chegar em breve no Brasil, mas, até lá, a recomendação é fazer a dose de reforço com a vacina atual.

 

De acordo com a decisão da Anvisa, as vacinas bivalentes podem ser aplicadas no Brasil como dose de reforço na população acima de 12 anos. Identificados por tampa na cor cinza, cada frasco terá seis doses e a vacina não deve ser diluída.

 

Os imunizantes aprovados são:

• bivalente BA.1: protege contra a cepa original e também contra a subvariante ômicron BA.1;

• bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e também contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.

 

NOVA VARIANTE, VELHAS MEDIDAS

O aumento dos casos de Covid traz de volta os velhos hábitos de prevenção que aprendemos durante a pandemia:

 

- Uso de Máscara

- Higiene das Mãos

- Calendário vacinal atualizado