LESÃO DE NEYMAR NA COPA: ENTENDA O QUE É ENTORSE

FOTO: Kai Pfaffenbach/Reuters


FOTO: Kai Pfaffenbach/Reuters


Que o futebol é paixão nacional a gente já sabe, mas as lesões também podem ocorrer na prática do esporte, seja profissional ou no “baba” do fim de semana.

No futebol, especificamente, as mais comuns são lesões musculares, como distensões e contraturas.
Lesões de menisco, ligamento cruzado anterior e as entorses de tornozelo são as mais comuns. O futebol é um exercício de alta intensidade com velocidade, explosão e mudança de direção, por isso, pode ter um impacto maior no corpo.

A entorse, ou torção de tornozelo, é uma lesão que ocorre quando há "um movimento lateral do pé numa intensidade além do normal", de acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). A lesão é classificada em três níveis de gravidade, segundo as diretrizes da SBOT: grau 1, quando há estiramento ligamentar; grau 2, quando ocorre lesão ligamentar parcial; e grau 3, quando há lesão ligamentar total.

Para averiguar possíveis fraturas, o médico ortopedista faz a avaliação e solicita exames de imagem para definir o diagnóstico e tratamento mais adequado.

O serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Agenor Paiva funciona 24h na Emergência, além de atendimento no consultório do Centro Médico.