VOCÊ ESTÁ COM COVID OU JÁ TEVE? SE LIGUE NOS SINAIS DE TROMBOSE.

Você sabia que a Covid-19 é um fator de risco para o desenvolvimento de trombose venosa e arterial? Se você testou positivo ou teve a Covid recentemente, fique atento aos sinais de trombose.


 

Você sabia que a Covid-19 é um fator de risco para o desenvolvimento de trombose venosa e arterial? Se você testou positivo ou teve a Covid recentemente, fique atento aos sinais de trombose.

SE SUA PERNA

1. DOE DE FORMA INSPORTÁVEL
2. A REGIÃO FICA MAIS FRIA E PÁLIDA OU MAIS QUENTE E INCHADA

Se ligue! Esses são sintomas de uma possível trombose.

Trombose

A trombose ocorre quando um coágulo se torna uma pedra no caminho da circulação.

  • Venosa: quando existe o bloqueio em uma veia profunda da perna, impatando o trajeto do sangue de volta para o coração, fazendo com que o líquido se acumule lá embaixo sem subir.
  • Arterial: já se o bloqueio ocorrer em uma artéria, o sangue que desceria oxigenado não consegue fluir e a área que fica sem recebê-lo torna-se esbranquiçada e gélida.

A COVID-19 provoca ambas as formas de trombose.

PERIGO!

No caso da trombose venosa, caso um pedaço do coágulo se desprenda e for catapultado para as alturas, seguindo o fluxo esperado, ele pode parar onde não deve e causar danos sérios como um infarto no coração ou um AVC.

RELAÇÃO DAS DOENÇAS

A trombose relacionada a Covid-19 não tem um motivo específico para ocorrer em uns pacientes e em outros não. Aparentementa, ela nem precisa de uma aterosclerose prévia. Basta estar infectado que o risco da trombose já é existente.

PREVENÇÃO

  • FIQUE ATENTO AOS SINAIS DE TROMBOSE. Em especial, nos 20 a 30 dias após os primeiros sintomas da covid.
  • Caso você não esteja contaminado com o vírus, mas apresenta sintomas de trombose, faça um teste. Esse pode ser o único ou primeiro sinal da infecção.
  • Pacientes diabéticos e com problemas cardíacos devem redobrar a atenção, pois os riscos de trombose são maiores.

 

NÃO TOME MEDICAÇÃO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

Nada de tomar anticoagulantes sem prescrição médica. Da mesma forma que a Covid causa coágulos, também provoca sangramentos. Por isso é necessário que o médico avalie o tratamento adequado para cada caso.