A influenza é uma infecção viral aguda que compromete o sistema respiratório, causado pelos vírus A, B, C e D. Ela é de elevada transmissibilidade e varia de casos leves a graves.
O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número infectados entre as estações climáticas mais frias. Este ano, a circulação do H3N2 está acontecendo às vésperas do verão, o que não é comum por conta das temperaturas elevadas, por isso tem causado alerta, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, onde estão os maiores números de casos.
O paciente apresenta pelo menos dois dos seguintes sintomas:
É recomendado repouso, ingestão de líquidos e alimentação leve para favorecer a eliminação mais rápida do vírus. Caso apresente sintomas persistentes, procurar o serviço de saúde. ESTAMOS PRONTOS PARA CUIDAR DE VOCÊ!
Para se proteger, é importante se vacinar. Apenas 58% do público esperado foi imunizado na campanha da prefeitura de Salvador contra a gripe, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. A meta era 90% da população vacinada. MAS AINDA DÁ TEMPO. VACINE-SE!
Além da vacina, outras medidas de prevenção como uso de máscaras N95 e PFF2 e evitar aglomerações, já que o modo de transmissão da Influenza é o mesmo que o da Covid-19.