ENXAQUECA: O QUE FAZER?

Você está sentindo dor de cabeça constantemente? Tomou remédio e mesmo assim a dor persiste? Não sabe mais o que fazer? Você pode estar sofrendo de enxaqueca.


Você está sentindo dor de cabeça constantemente? Tomou remédio e mesmo assim a dor persiste? Não sabe mais o que fazer? Você pode estar sofrendo de enxaqueca.

Segundo a nossa médica neurologista Dra. Priscila Vieira Rosa (CRM 19055), dor de cabeça é um sintoma muito comum no consultório de neurologia. "Os pacientes normalmente costumam procurar o neurologista quando a dor se torna persistente, ou seja, dura muito tempo. Alguns pacientes até sofrem com essa dor por anos sem procurar um especialista para avaliar e tratar corretamente", relata.

O ideal é que, se tem uma dor de cabeça que não existia e passa a ocorrer por alguns dias, com sintomas outros juntos como vômito e enjoo, é importante que o paciente seja avaliado por um médico, de preferência um neurologista, para identificar o que pode ser essa dor de cabeça. "É preciso avaliar se pode ser uma enxaqueca, que é um dos problemas mais comuns, ou se é outro tipo de dor de cabeça", explica.

Automedicação

A médica faz alerta para pacientes com dores persistentes que fazem a automedicação. "Quero deixar claro que dor de cabeça, seja ela por qual motivo, quando se torna persistente, não deve ser considerado um sintoma normal. Deve ser investigado porque existem várias causas para dor de cabeça, não só doenças neurológicas. Então a automedicação não é boa porque o paciente pode passar tempos usando a medicação e observar que essa medicação está aliviando a dor, mas vai chegar a um ponto que não vai mais aliviar, e às vezes quando chega nesse ponto a causa da dor de cabeça já não é tão fácil de ser tratada". 

Tratamento

Dor de cabeça em paciente que nunca teve dor o ideal é procurar de imediato o neurologista para avaliação e tratamento adequado. Se essa dor for incapacitante, uma dor diferente do habitual, diferente em relação a não resolver com analgésico simples, é orientado que seja procurado o serviço de emergência o mais breve possível. 

O Hospital Agenor Paiva possui infraestrutura para atendimento especializado de pacientes com quadros de dores de cabeça desde os mais leves aos mais graves, com todo o suporte integrado da unidade de emergência, unidade de terapia intensiva, centro diagnóstico e outras áreas do hospital. Agende sua avaliação neurológica. Central de marcação: (71) 3310-4000 ou via WhatsApp (71) 99178-0215