ALEITAMENTO MATERNO EM TEMPOS DE COVID-19

Dra. Liasi Kelman, pediatra do Hospital Agenor Paiva, explica porque é importante amamentar até os seis meses e quais são as orientações para aleitamento em tempos de Covid-19.


Agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto), uma semana importante para a promoção, apoio e reforço da importância da amamentação. O leite materno é a primeira fonte de nutrição do bebê. Dra. Liasi Kelman, pediatra do Hospital Agenor Paiva, explica porque é importante amamentar até os seis meses e quais são as orientações para aleitamento em tempos de Covid-19.

Por que é importante amamentar até os seis meses?

O leite materno é um alimento completo, composto por minerais, vitaminas, gorduras, aminoácidos, carboidratos, agentes microbianos entre outros, portanto a sociedade de pediatria recomenda que deve ser exclusivo até os 6 meses e depois como complemento até pelo menos os 2 anos de vida.

O Leite Materno sendo rico em DHA (ômega 3) ajuda na formação do cérebro, possibilitando um melhor desenvolvimento cognitivo e da inteligência da criança. O movimento da boca na sucção do seio materno é um excelente exercício para a face e dentição, além de comprovadamente ajudar na respiração e desenvolvimento da fala. Ele também auxilia na imunidade do bebê, sendo portanto recomendado inclusive em época de pandemia.

Amamentação em tempos de Covid-19

A amentação durante a pandemia deve ser mantida, já que não tem provas que o leite possa disseminar o novo coronavírus, de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde. Especialistas também destacam que os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus por meio do leite materno.

  • Caso a mãe esteja contaminada com Covid-19, ela pode continuar amamentando, se desejar. É importante que ela siga algumas orientações de prevenção, higienização e segurança como:
  • Lavar as mãos antes de tocar no bebê ou retirar o leite por extração manual ou bomba;
  • Usar máscara facial enquanto amamenta, evitando falar ou tossir;
  • Trocar a máscara a cada mamada, caso tenha tossido, espirrado, tenha passado o tempo de uso ou se a máscara estiver comprometida;
  • Caso a mãe queira extrair o leite e pedir para uma pessoa saudável oferecer, a pessoa deve ser orientada por um profissional de como alimentar corretamente o bebê.