AGENOR PAIVA CRIA COMITÊ DE ENFRENTAMENTO COVID-19

Algumas ações já foram implantadas e outras estão em avaliação, todas elas estão em acordo com as orientações do Ministério da Saúde e das entidades técnicas.


Diante da ampliação de casos de pacientes com o novo coronavírus, o Hospital Agenor Paiva criou o Comitê de Enfrentamento COVID-19. Integram este comitê Diretoria Técnica, Diretoria Administrativa, Gerência e Coordenações de Enfermagem, Coordenações Médicas, CCIH, Assistente Social e Comunicação. Algumas ações já foram implantadas e outras estão em avaliação, todas elas estão em acordo com as orientações do Ministério da Saúde e das entidades técnicas.

As medidas adotadas visam otimizar os processos internos e fluxo de atendimento; evitar a circulação desnecessária de pessoas pelo hospital; tornar mais efetiva a comunicação e participação dos pacientes, acompanhantes, visitantes, colaboradores e profissionais de saúde em nossas ações de prevenção e segurança.

O Hospital Agenor Paiva comunica que até o momento não há nenhum paciente com caso confirmado de novo coronavírus (covid-19)

  1. Protocolo e fluxo de atendimento para pacientes com suspeita e confirmação pelo COVID-19 elaborado pela médica infectologista e coordenadora da CCIH, Dra Andrea Straatmann.
  2. Treinamento das equipes assistenciais e administrativas: os integrantes da CCIH estão orientando todos os profissionais nos locais de trabalho para evitar que tenhamos reunião de grupos.
  3. Todas as equipes das recepções do Hospital e dos Centros Médicos estão devidamente treinadas para atender pacientes com sintomas respiratórios/suspeita do novo coronavírus.
  4. Estamos disponibilizando em nossos canais oficiais de comunicação (site e redes sociais) materiais informativos relevantes sobre o coronavírus. Temos também uma linha direta de comunicação com nossos médicos para informações, orientações e esclarecimentos.
  5. Mudança nos horários e acesso de visitantes e acompanhantes:
  • Nos apartamentos: a troca de acompanhante será feita apenas uma vez ao dia, e as visitas estão restritas ao horário das 10h às 12h para apenas um visitante.
  • Nas enfermarias: cada paciente só poderá receber uma visita no período das 15h às 17h.
  • Nas UTIs e Semi-intensivas: apenas um visitante por paciente pela manhã: das 11h às 12h.
  • Emergência: crianças e idosos poderão ter apenas um acompanhante, para os adultos não será permitida a entrada de acompanhante.
  • Evitar circulação desnecessária no hospital. Pedimos que os pacientes, acompanhantes e visitantes fiquem nos quartos.
  • Evitar visitar o paciente caso tenha algum desses sintomas: febre, tosse e dificuldade de respirar.
  • Estão suspensas as visitas de representantes da indústria farmacêutica.
  1. Novo acesso dos colaboradores do hospital para evitar circulação pelos corredores da emergência. Também foi estabelecido novo horário para almoço no refeitório e orientações para as coordenações mandarem suas equipes em quantidades menores e horários diferentes, de modo que o refeitório não tenha muitas pessoas ao mesmo tempo.
  2. Temos estoque de materiais de proteção individual (EPI) e todas as equipes estão sendo orientadas para o uso racional destes.
  3. Em andamento: sala de espera exclusiva na unidade de emergência para pacientes com sintomas respiratórios.