UMA EM CADA 12 MULHERES TERÁ UM TUMOR NAS MAMAS ATÉ OS 90 ANOS DE IDADE

No Brasil, a cada ano são registrados cerca de 30% a mais de novos casos – o que equivale a aproximadamente 60 mil novos casos em 2019.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo, depois do de pele não melanoma. No Brasil, a cada ano são registrados cerca de 30% a mais de novos casos – o que equivale a aproximadamente 60 mil novos casos em 2019. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia revelou que uma em cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Devido à gravidade e frequência da doença, foi criado um movimento mundial de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama, realizado anualmente no mês de outubro, conhecido como Outubro Rosa. Durante todo o mês são promovidas diversas ações com objetivo de compartilhar informações, encorajar as mulheres a realizarem seus exames e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico da doença para a população.

Segundo o INCA, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor. A doença pode evoluir de diferentes formas e nos estágios iniciais pode ser tanto assintomática, quanto apresentar sintomas como:

  • percepção de caroço/nódulo na mama ou nas axilas;
  • deformidades de surgimento recente;
  • alteração do padrão aréola/mamilo;
  • espessamento da pele;
  • dor na mama ou mamilo;
  • secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.

O mastologista do Hospital Agenor Paiva, Dr Marques Vinicius de Castro (CRM 20134), alerta sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Todas as mulheres devem realizar o autoexame. Ao perceber qualquer lesão nodular em mama, deve procurar o mastologista. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem estar ainda mais atentas e iniciar os exames aos 35 anos. Mulheres sem histórico devem fazer a mamografia e a ultrassonografia de rotina aos 40 anos”, orienta.

O médico especialista ainda ressalta que a incidência do câncer de mama varia entre 40-50 anos, mas atualmente está sendo percebido cada vez mais mulheres jovens apresentando a doença.

Os homens também devem ficar atentos, pois podem desenvolver o câncer de mama, ainda que numa proporção menor que nas mulheres - os sintomas e tratamentos são os mesmos para ambos.

“Quanto antes o câncer de mama for diagnosticado, maior a chance de cura, podendo chegar a 95%. Além de que nos cânceres em estágios inicias, as cirurgias conservadoras da mama podem ser realizadas”, ressalta Dr Marques Vinicius.

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo do tumor, podendo ser por cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Consulte seu médico mastologista.

Nossos Serviços:

O Hospital Agenor Paiva conta com serviço de mastologia e diagnóstico de imagem. Central de marcação: (7h às 19h): 71 3310-4000 ou WhatsApp: 71 99178-0215