EVENTO REÚNE PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA DEBATER SOBRE CIRURGIA BARIÁTRICA, OBESIDADE E H1N1

O Hospital Agenor Paiva realizou ação lúdica na Educação Permanente do mês de maio com objetivo de informar e esclarecer dúvidas dos colaboradores da empresa, além de ressaltar a importância dos temas abordados.


Nos dias 16 e 23 aconteceu a Educação Permanente do mês de maio do Hospital Agenor Paiva, organizada pela coordenadora do Núcleo de Segurança Lilian Paula Nascimento e pela Enfermeira da CCIH Maíra Andrade.

O evento reuniu o Cirurgião Bariátrico Daniel Proença, a Nutricionista Graciele Simões, a Psicóloga Juliana Endraos e a Infectologista Andrea Straatmann para um bate-papo sobre cirurgia bariátrica, obesidade, H1N1 e lavagem de mãos.

Em dez anos, a obesidade no Brasil cresceu 60%. Na Bahia somos o 10° lugar em obesidade, o 15° em sobrepeso, 5° em hipertensão e 2° em dislipidemia. “Muitas pessoas acham que a Cirurgia Bariátrica é apenas para ganhos estéticos, mas a Cirurgia Bariátrica salva vidas, ela é ganho de saúde”, esclarece Dr. Daniel Proença.

A Campanha de Vacinação da H1N1 vai até o dia 1° de junho. Dra. Andrea explicou o que é a H1N1, os sintomas, como está sendo o fluxo no Hospital Agenor Paiva e a importância da vacinação. “Nós vacinamos 200 colaboradores. Os profissionais que ainda não se vacinaram podem ir até o posto, apresentar o crachá e se vacinar gratuitamente”, avisa.

Novo formato

Pensando em informar e ao mesmo tempo entreter os colaboradores, a Educação Permanente de maio ganhou um formato especial. Foi feita uma paródia do programa da Globo “Encontro com Fátima Bernardes”, assim a enfermeira Maíra Andrade se tornou Maíra Bernardes e comandou o Encontro no Agenor.

Além disso, no mês de maio são comemoradas datas importantes para os profissionais de saúde. No dia 5 foi o Dia Mundial de Higiene de Mãos, dia 12 o Dia do Enfermeiro, dia 15 o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares e dia 20 o Dia do Técnico de Enfermagem.

O Encontro teve abertura com o técnico de radiologia e musico Wandersson Ramos, seguiu com o bate-papo com os profissionais médicos e encerrou com o quadro “Bota para quebrar”, onde os colaboradores mostraram seu talento na dança e música, e sorteio de brindes.

Também foi produzido um vídeo clipe com uma paródia da música de Léo Santana, “Várias novinhas”, onde a letra produzida pela enfermeira Maíra Andrade fala sobre a importância da higiene de mãos para o combate e controle de infecções.

Um dos trechos da música diz “Eu já to vendo, as bactérias morrendo. Eu já to vendo, a vigilância acontecendo. Vai lavando, vai lavando, muitas vidas vão salvando. Higienizando, higienizando, ao álcool gel nos aliando”.

Prevenção e tratamento da obesidade agora na cidade baixa

O Hospital Agenor Paiva agora conta com ambulatório de Obesidade no Centro Médico II. O atendimento será realizado e coordenado pelo médico Daniel Proença (CRM 21.612), cirurgião geral e cirurgião bariátrico, todas às segundas-feiras, pela manhã.

Com a chegada de um profissional dedicado ao tratamento integral da obesidade, o objetivo do hospital é oferecer aos pacientes obesos oportunidade de um olhar direcionado à sua doença. Nesse contexto, contaremos também com endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos, todos com experiência no tratamento da obesidade.

“O nosso diferencial é ter uma equipe assistencial especialidade na prevenção e tratamento de pessoas acima do peso, atendendo cada caso de forma individual, e escolhendo o melhor tratamento para cada paciente seja clínico – dieta, exercício físico, medicação - ou cirúrgico”, explica o médico Daniel Proença.

Para agendamento de consulta:

(71) 3310-4000

Ou presencial nas recepções do Hospital e do Centro Médico.

Nossos Vídeo