UTI GERAL DO HOSPITAL AGENOR PAIVA CONQUISTA SELO TOP PERFORMANCE 2018 DO SISTEMA EPIMED

O selo premia as unidades de terapia intensiva de todo país que apresentam alta eficiência


A UTI Geral do Hospital Agenor Paiva, coordenada pelas médicas Maristela Machado (CRM 8799) e Josianne Guimarães (CRM 8756), recebeu o selo Top Performer de qualidade da Epimed Solutions.

Mais de 700 hospitais do país que utilizam o Sistema Epimed foram avaliados. São certificadas as unidades que apresentaram alta eficiência em gestão do cuidado ao paciente em Terapia Intensiva de acordo com a Matriz de Eficiência gerada pelo Sistema Epimed Monitor. Nesta edição, em todo país, 78 instituições foram qualificadas, entre elas o Hospital Agenor Paiva.

Para Maristela Machado a conquista é o reconhecimento do trabalho de excelência de toda a equipe. “Nós temos um propósito: cuidar das pessoas em situação crítica da melhor forma possível. Algumas vezes o conceito de ‘melhor forma’ nos inquieta, será que estamos mesmo no caminho certo? Agora recebemos uma chancela que nos coloca junto às melhores UTIs do país”.

 

O que é o Top Performer

Este é o segundo ano do selo Top Performer da Epimed Solutions. De acordo com a empresa, o acompanhamento e a análise de indicadores de eficiência permitem a avaliação, ao longo do tempo, de uma UTI e sua comparação com outras unidades, além de auxiliarem na identificação de fatores modificáveis para a melhoria de qualidade, redução de custos e ganhos de eficiência.

Os principais indicadores são os desfechos clínicos, especialmente as taxas de mortalidade e a duração da internação na UTI.

As medidas que levam à eficiência da unidade são:

  • Identificar pacientes de alto risco de longa permanência e implementar planos de cuidados específicos para estes;
  • Estimar e planejar a capacidade de atendimento e fluxo da UTI (vagas para cirurgias eletivas e transferências de pacientes);
  • Permitir benchmarking através de medidas ajustadas por risco comparando assim, de forma justa, as médias de tempo de permanência entre diferentes UTIs.

Como objetivo, o módulo Performance da Epimed, de análises preditivas, estima o tempo de permanência e o risco de internação prolongada de pacientes internados em UTI, proporcionando benefícios assistenciais e operacionais.