SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA NUTRICIONAL NA RECUPERAÇÃO DO PACIENTE

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permite atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças


O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permite a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.


No Hospital Agenor Paiva, o serviço é coordenado pelos médicos Luiz Carlos Oliveira e Fernando Jorge Arantes, responsáveis pela avaliação do estado nutricional dos pacientes internados, com o objetivo de oferecer a melhora na qualidade do tratamento, que, muitas vezes, requer um enfoque individualizado.


Uma estratégia nutricional adequada tem relação direta com melhores resultados no tratamento de pacientes clínicos ou cirúrgicos, enquanto uma terapia nutricional insuficiente ou inapropriada pode significar mais tempo de internação e maior incidência de complicações, como infecções.


“Começamos nossa atividade aqui no Hospital Agenor Paiva em dezembro de 2017. Integramos uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de nutrição, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia e fisioterapia, com foco na melhor atenção nutricional aos pacientes internados. Durante o tratamento, fazemos as intervenções necessárias para o melhor estado nutricional do paciente, a partir da adequação da dieta e do controle de sintomas”, explica o Dr Luiz Carlos.


A atuação do médico nutrólogo se dá pela prescrição da Terapia Nutricional, Nutrição Enteral, aquela que utiliza o trato digestório para alimentação, ou pela Nutrição Parenteral, quando formula prescrições individualizadas para serem fornecidas pelas veias dos pacientes, principalmente, auxiliando o tratamento de pacientes graves para a manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. Ambas permitem a utilização controlada de nutrientes de forma segura, sem risco de infecções e de modo programado.


Para favorecer a recuperação do paciente, a equipe de terapia nutricional utiliza protocolos assistenciais específicos por especialidade ou patologia: Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade, Doenças Coronarianas, pacientes de UTI, entre outros. Dessa forma, o atendimento nutricional é individualizado, garantindo maior sucesso no tratamento.