CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO É A MELHOR ESTRATÉGIA

Exames periódicos e visitas ao mastologista são a melhor forma para evitar que ocorrências de câncer de mama se agravem


O Instituto Nacional do Câncer estima que o ano de 2016 fechará com quase 60 mil casos novos de câncer de mama no Brasil. Esta é a segunda maior causa de morte de mulheres no país. A doença é formada por tumores malignos que surgem na glândula mamária, na maioria das vezes a partir dos ductos (canais que ligam a glândula ao mamilo) ou dos lóbulos (partes da mama que secretam o leite). Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), as mulheres têm pelo menos 100 vezes mais chances de desenvolver câncer de mama do que os homens, principalmente após os 40 anos.

                                     

A mastologista do Hospital Agenor Paiva, Nathalia Azi, esclarece várias dúvidas que comumente são apresentadas por seus pacientes no consultório.

Hospital Agenor Paiva:
Quando a mamografia de rotina deve ser indicada?

Nathallia Azi: Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a mamografia deve ser iniciada rotineiramente em todas as mulheres após os 40 anos.

 HAP: Antes dos 40 anos, quais exames são aconselhados?

Nathallia Azi: Autoexame e ultrassonografia de mamas.

HAP: Todo "caroço" na mama é câncer?

Nathallia Azi Não, um nódulo em mama pode corresponder a diversas patologias, benignas e malignas, dentre elas: cisto, abscesso, fibroadenoma, lipoma, câncer de mama. O importante é que, ao detectar um nódulo em mama, o mastologista seja procurado para avaliação.

HAP: Minha mama dói, é sintoma de câncer?

Nathallia Azi: Dor mamária é a causa mais comum de visita ao mastologista. As mamas femininas são compostas por glândulas mamárias, que sofrem efeito constante de ação hormonal, sobretudo no período pré-menstrual e é isto que leva a dor mamária típica. As demais causas de dor mamária são vinculadas também a doenças benignas.

HAP: O silicone dificulta a visualização de nódulo na mama?
Nathallia Azi: O silicone não atrapalha a detecção de nódulos mamários. Em determinadas situações manobras mamográficas serão necessárias, mas nada que inviabilize a avaliação do mastologista.

HAP: Todo nódulo na mama deve ser retirado?
Nathallia Azi: Não, todo nódulo na mama deve ser avaliado pelo mastologista para definição da conduta adequada.

HAP: Cistos na mama podem virar câncer?
Nathallia Azi: Cisto mamário simples corresponde a uma alteração funcional benigna da mama, antigamente denominada displasia mamária, portanto não detém a capacidade de transformação maligna. Existe uma patologia denominada carcinoma intracístico, cujo achado está vinculado ao aparecimento de um cisto, mas as características são diferentes daquelas encontradas em cisto simples e o seu mastologista saberá diferenciar e conduzir adequadamente.

HAP: Um traumatismo na mama pode gerar nódulo ou câncer de mama?
Nathallia Azi: Não, um trauma em mama pode ocasionar hematoma local ou necrose gordurosa, mas não nódulo, seja ele benigno ou maligno.

HAP: Homens também podem ter nódulos na mama?
Nathallia Azi: Sim, é raro, mas homens podem ter nódulos benignos e malignos. Todo nódulo detectado em mama masculina deve ser prontamente avaliado pelo mastologista para afastar câncer de mama.

HAP: Anticoncepcional pode causar nódulo ou câncer de mama?
Nathallia Azi: Não, anticoncepcional não provoca câncer de mama.

HAP: Reposição hormonal pode causar câncer de mama?
Nathallia Azi: Sim, encontra-se devidamente definido o risco aumentado de câncer de mama para aquelas pacientes usuárias de terapia de reposição hormonal, sobretudo após 5 anos de uso.