DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data para conscientização e prevenção do colesterol elevado, uma das principais causas de doenças cardiovasculares e fator de risco de morte.


O colesterol é um tipo de esterol que compõe as membranas das células. Pode ser considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo organismo, presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele, sendo responsável por funções essenciais como a produção de hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Nosso corpo é composto por dois tipos de colesterol: o LDL (mau colesterol) e HDL (bom colesterol). O HDL é responsável por retirar o excesso de colesterol da circulação, levando de volta para o fígado. Sua função é carregar o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado, que então, remove essa gordura do organismo. O fígado pode excretar ou reutilizar o HDL, por isso ele é considerado bom colesterol.

Já o LDL é responsável pelo transporte do colesterol produzido pelo fígado para as células, onde será utilizado. Em excesso e sem aproveitamento para as células, o LDL aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura).

 

Tipos de colesterol

Colesterol Total

Adultos maiores de 20 anos

Desejável

menor que 200 mg/dl

Máximo

entre 200-239 mg/dl

Alto

maior que 240 mg/dl

Colesterol LDL (ruim)

Adultos maiores de 20 anos

Ótimo

menor que 100 mg/dl

Desejável

entre 100-129 mg/dl

Máximo

entre 130-159 mg/dl

Alto

entre 160-189 mg/dl

Muito alto

maior que 190 mg/dl

Colesterol HDL (bom)

Adultos maiores de 20 anos

Desejável

maior que 60 mg/dl

Baixo

menor que 40 mg/dl

 

Fatores de riscos

O colesterol alto é uma doença silenciosa, diagnosticada apenas por exames de sangue solicitados pelo médico. Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol. Em adultos, geralmente, esse excesso está associado à obesidade, alimentação inadequada e falta de exercícios físicos. Um dos motivos dessa alteração é o consumo excessivo de gordura saturadas e gordura trans, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados ao leite, além de produtos ultra processados como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, etc. Mas as tendências genéticas e hereditárias podem determinar um colesterol alto mesmo em pessoas de hábitos saudáveis.

 

Complicações

Quando elevado, o colesterol é prejudicial à saúde e aumenta os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, pois pode formar placas de gorduras na parede das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo ou obstruindo essa passagem, podendo ocasionar infarto, AVC, complicações renais, síndrome coronariana aguda, angina, trombose e risco de morte.

Para manter o colesterol controlado e a saúde em dia, faça exames regulares, mantenha uma alimentação adequada e saudável e pratique exercícios físicos.

 

Tratamento e cuidados

Adotar hábitos saudáveis é uma das medidas de prevenção e tratamento do colesterol alto. Aposte em uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos; faça exercícios físicos, evite o tabagismo e estresse.

Em alguns casos o tratamento também é feito por uso de medicamentos, mas estes deverão ser indicados pelo médico.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Foto: iStock