HOSPITAL AGENOR PAIVA CELEBROU O MÊS DA SEGURANÇA DO PACIENTE

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Agenor Paiva desenvolveu uma série de ações para a campanha “aqui tem segurança do paciente“, em comemoração ao mês da Segurança do Paciente, celebrado em abril.


HOSPITAL AGENOR PAIVA CELEBROU O MÊS DA SEGURANÇA DO PACIENTE

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Agenor Paiva desenvolveu uma série de ações para a campanha “aqui tem segurança do paciente“, em comemoração ao mês da Segurança do Paciente, celebrado em abril.

A proposta está alinhada ao projeto do Ministério da Saúde de marcar abril como o mês da Segurança do Paciente, seguindo o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que aconteceu em 1º de abril de 2013 por meio da Portaria GM/MS nº 529.

AÇÕES LÚDICAS

Durante todo o mês de abril, foram realizados ciclos de palestras com os profissionais que atuam na assistência, além de realizar ações lúdicas para enfatizar o compartilhamento de conhecimento e práticas seguras, como o concurso de frases sobre segurança. Também foi desenvolvida pela equipe interna do hospital, a paródia da música “Jenifer”, que trouxe cenas animadas divulgando as metas de segurança do paciente.

Os protocolos que formam o Núcleo de Segurança do Paciente são formados por seis principais metas: identificação do usuário, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene de mãos, segurança de medicamentos, quedas e lesão por pressão.

 “Essas ações são fundamentais para conscientizar sobre a importância do tema, não só entre o profissional de saúde, mas também com o paciente, acompanhantes, familiares e visitantes”, destaca Lilian Paula Nascimento, enfermeira responsável pelo núcleo do Hospital Agenor.

NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

O Núcleo de Segurança do Paciente é responsável por promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

“Segurança do Paciente é um tema da saúde que busca proteger os pacientes dos riscos comuns quando você frequenta um serviço de saúde, reduzindo e prevenindo falhas que podem ser evitadas”, definiu Lilian.

A enfermeira Maíra Andrade, que integra a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, destacou a importância da participação dos pacientes e acompanhantes no processo do cuidado seguro.

“A higienização das mãos é uma das metas, e deve ser um cuidado de todos dentro do ambiente hospitalar, desde os profissionais até os visitantes, já que as bactérias transmitidas pelas mãos são uma das principais causas de complicações e infecções hospitalares. Assim, o paciente deve observar se os profissionais envolvidos no seu cuidado lavam as mãos sempre que necessário, e se os seus visitantes também”, finalizou a enfermeira.

 

Nossos Vídeos