TDAH: O QUE SIGNIFICA ESSAS 4 LETRAS?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que tal pessoa tinha TDAH. Mas afinal, o que significa essas 4 letras e qual impacto na vida da pessoa.


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por sintomas como desatenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

  • Afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar;
  • Tem prevalência maior entre os meninos;
  • A dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam a síndrome podem prejudicar o aproveitamento escolar;
  • Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

Pode ser classificado em três tipos:

  • TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;
  • TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;
  • TDAH combinado.

SINTOMAS

Desatenção: dificuldade maior de concentração, de organizar atividades, de seguir instruções. São pessoas que se distraem com facilidade e frequentemente esquecem o que tinham para fazer ou onde colocaram seus pertences.

Hiperatividade: os portadores do distúrbio são inquietos, agitados e falam muito. Dificilmente conseguem participar de atividades sedentárias e manter silêncio durante as brincadeiras ou realização dos trabalhos.

Impulsividade: se destaca os sinais mais marcantes são a impaciência, o agir sem pensar, a dificuldade para ouvir as perguntas até o fim, a precipitação para falar e a intromissão nos assuntos, conversas e atividades alheias.


DIAGNÓSTICO

Ao observar os sintomas, seja em crianças ou na fase adulta, deve-se buscar orientação médica para um diagnóstico seguro.


TRATAMENTO

O tratamento varia de acordo com cada quadro e se há ou não outras doenças associadas. Em geral, é feito com psicoterapia e medicamentos.


RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

  • As falhas de atenção e a hiperatividade de algumas crianças podem não ser características do temperamento e personalidade, nem de má educação, mas sintomas de uma doença que pode ser controlada;
  • Não é má vontade, mas os portadores do transtorno realmente têm enorme dificuldade para organizar as atividades do dia a dia, manter horários e planejar o futuro;
  • A necessidade de desenvolver algumas técnicas para compensar as dificuldades próprias da TDAH (uso de agenda, lugar fixo para guardar os objetos, lembretes colocados em posições estratégicas e em quadros de avisos, lista de tarefas e dos compromissos diários e semanais) exige muito esforço e disciplina;
  • Pais e professores devem manter-se informados sobre as características da doença e intervenções que podem ajudar os pacientes a superar suas limitações;
  • A psicoterapia pode representar um caminho eficaz para a recuperação da autoestima, quase sempre comprometida pelos sentimentos de fracasso e frustração provenientes das dificuldades de lidar com situações rotineiras.