PNEUMONIA BACTERIANA: COMO IDENTIFICAR

A pneumonia é uma doença inflamatória aguda que afeta os pulmões e pode ser causada por 4 tipos. A BACTERIANA é um deles.


A pneumonia é uma doença inflamatória aguda que afeta os pulmões e pode ser causada por 4 tipos. A BACTERIANA é um deles.

Ela é desenvolvida pela multiplicação desordenada de bactérias, comprometendo as estruturas pulmonares. Os principais agentes causadores são as bactérias Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae e Haemophilus influenzae.


Acomete principalmente pessoas com baixa imunidade ou em condições maiores de se contaminar, como pacientes internados em uma unidade hospitalar.

Outros fatores contribuintes da doença são:
- Lesão pulmonar;
- Problema cardíaco ou respiratório;
- Bronquite ou enfisema;
- Asma;
- Ar-condicionado;
- Exposição constante a ambientes tóxicos;
- Cigarro e álcool.


OS SINTOMAS SÃO:
- Febre;
- Tosse;
- Expectoração de cor amarelada;
- Dor torácica;
- Queda da pressão arterial.


Se não tratada ou o cuidado não for adequado, a pneumonia bacteriana pode causar insuficiência respiratória, septicemia, sequelas pulmonares e infecção generalizada que pode causar até a morte.

O tratamento é feito com antibióticos e medicações prescritas por um médico, após avaliação do quadro do paciente. Em muitos casos, a internação é necessária.


O diagnóstico da doença é feito pelo exame clínico, auscultação dos pulmões e exames de imagem (raio-x ou tomografia de tórax), onde é possível ver a extensão das lesões.


É possível prevenir a pneumonia bacteriana!

- Mantenha o sistema imunológico saudável;
- Adote uma boa alimentação;
- Pratique atividades físicas;
- Tenha bons hábitos de higiene;
- Tome a vacina antipneumocócica.


Nosso Hospital e Centro Médico contam com Serviço de Pneumologia e Infectologia para atendimento ambulatorial, emergencial e de internamento.
Agende uma consulta (71) 3310-4000.