USO DE MÁSCARAS EM CRIANÇAS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou novas orientações do uso de máscaras em crianças.



A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou novas orientações do uso de máscaras em crianças. De acordo com a instituição, o uso de máscaras em crianças com 12 anos ou mais deve ser obrigatório para ajudar a combater a pandemia de Covid-19, seguindo as mesmas instruções de uso de máscaras por adultos.

Já as crianças de 6 a 11 anos devem ser avaliadas de acordo com uma série de fatores como intensidade da transmissão na área, ambiente social e cultura, contato com grupos de riscos, a habilidade da criança em usar a máscara de maneira correta e a supervisão adequada de um adulto.

Crianças de até 5 anos de idade não devem usar máscaras como medida preventiva contra Covid-19. A utilização de máscaras nos pequenos pode comprometer o desenvolvimento da infância e causar riscos à sua saúde, já que os menores não possuem autonomia necessária para o uso adequado das máscaras e podem acabar até se sufocando.

Casos especiais como crianças com distúrbios de desenvolvimento, deficiências ou outras condições de saúde como fibrose cística, câncer ou imunossupressão, o uso da máscara deve ser avaliado individualmente pelo educar e/ou médico da criança, buscando sempre as melhores alternativas e indicações de máscaras ideais para atender as necessidades de saúde daquela criança.