PARAR DE FUMAR REDUZ O RISCO DE DIVERSAS DOENÇAS E MELHORA A SAÚDE RESPIRATÓRIA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o agravamento do quadro clínico de pacientes fumantes contaminados pelo novo coronavírus.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o agravamento do quadro clínico de pacientes fumantes contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com a organização, pesquisas recentes sugerem que fumantes correm maior risco de desenvolver doenças severas ou irem à óbito quando contraem a Covid-19.

A OMS ressalta que "o tabaco é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes, que colocam as pessoas nestas condições em maior risco de desenvolver doenças graves quando são afetadas pela covid-19".

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) também alertou sobre o tabagismo e o aumento dos riscos de infecções bacterianas e virais. "De acordo com a Organização Mundial de Saúde foi documentado que os fumantes têm um risco de duas a quatro vezes maior de contrair doença pulmonar pneumocócica invasiva - uma doença associada à alta mortalidade. O risco de influenza é duas vezes mais alto e mais grave em fumantes, em comparação com não fumantes. No caso da tuberculose, fumantes tê duas vezes maior risco de contrair a infecção e quatro vezes maior para mortalidade por essa enfermidade", trecho da nota técnica do INCA.

O tabaco dificulta a luta dos pulmões contra o coronavírus e outras doenças, por isso a recomendação da OMS é que fumantes tomem medidas imediatas para parar de fumar. Escolha a sua saúde!