HOSPITAL AGENOR PAIVA INAUGURA NOVA UTI E AMPLIA SERVIÇO DE CARDIOLOGIA

Em ambos, os conceitos de humanização e acolhimento nortearam a modernização, considerando sempre os padrões de qualidade e a segurança.


O Hospital Agenor Paiva acaba de entregar a seus pacientes dois novos espaços completamente reformados: a UTI Geral e o Serviço de Cardiologia. Em ambos, os conceitos de humanização e acolhimento nortearam a modernização, considerando sempre os padrões de qualidade e a segurança.

 

Unidade de Tratamento Intensivo

 

A UTI foi inaugurada com a participação de integrantes do corpo clínico, diretoria e gestores de operadoras de saúde. Cristina Cardoso, coordenadora do Planserv, destacou o conceito de humanização do projeto “fiquei muito impressionada pelo avanço da estrutura da UTI, principalmente porque foi planejada com a filosofia do cuidado. Na idealização do espaço houve uma grande preocupação com cada detalhe que pode proporcionar conforto ao paciente”.

A nova UTI Geral tem um projeto arquitetônico muito diferente do habitual branco e das cores frias do ambiente hospitalar. Foram utilizados recursos que possibilitaram um ambiente menos estressante levando em consideração os mínimos detalhes como as cores, o cuidado com os ruídos, a luminosidade e a acessibilidade. Todo o conjunto contribui para a cultura de segurança e do cuidado centrado no paciente, como explica a arquiteta Cristiane Pepe, responsável pelo projeto “trabalhamos com tons pasteis, tendo o verde e azul como cores principais, são tons que acalmam por serem referenciais do mar e das plantas, isto faz com que o subconsciente do paciente pense na natureza”.

Segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a assistência humanizada é um conjunto que engloba: o ambiente físico, o cuidado dos pacientes e seus familiares e as relações entre a equipe de saúde. “Todas as interações dentro da UTI precisam tornar efetiva a assistência ao indivíduo doente, considerando-o como um todo, do ponto de vista biológico, psicológico, social e espiritual. Este princípio orienta o trabalho da equipe da nossa UTI e norteou as mudanças realizadas no espaço”, destaca Dra Maristela Machado, coordenadora da UTI.

A UTI Geral possui 10 leitos para tratamento intensivo e 5 leitos para tratamento semi-intensivo preparados para receber os pacientes criticamente doentes, que necessitam de um cuidado maior e mais sistematizado. Nesta unidade, a equipe especializada dispõe de equipamentos de última geração para prestar assistência e manter os pacientes sob monitoramento constante, o que possibilita a eficácia e a rapidez no atendimento.


A UTI Geral do Hospital Agenor Paiva cumpre, ainda, todos os requisitos necessários dentro das diretrizes de segurança estabelecidos pela Norma RDC07, tanto em relação aos equipamentos, quanto a processos e dimensionamento da equipe. Cada leito de isolamento tem seu banheiro e expurgo separado e os materiais usados são de fácil limpeza, duradouros, resistentes e antibacterianos.

As famílias e visitantes também receberam atenção especial, em um momento que estão mais vulneráveis e fragilizadas encontram salas de convivência e reunião acolhedoras, onde o ambiente tem decoração próxima a uma casa.

Para Emerson Rogério dos Santos, superintendente da Qualicorp, a nova unidade coloca Salvador na vanguarda da assistência em tratamento intensivo “temos sempre que parabenizar a atitude das instituições que, além das questões de segurança e qualidade, também se preocupam com o cuidado e conforto do paciente. A UTI é, naturalmente, um lugar estressante, então é incrível ver que em Salvador temos uma unidade que busca proporcionar um cuidado 360° ao paciente, isto tem um impacto direto na saúde das pessoas”.


Outros pontos de destaque:

  • Isolamentos com pressão negativa
  • Camas elétricas Hill Rom
  • Respiradores Dragger
  • Balança com guindaste
  • Sistema de hemodiálise disponível 24 horas/dia
  • Visita estendida, que viabiliza a permanecia da família durante períodos mais longos
  • Equipe multidisciplinar, médicos diaristas, especialistas em Terapia Intensiva, disponibilidade de consulta com as mais diversas especialidades como odontologia, fono, buco-maxilo, nutrologia, psicologia, entre outros.

 

Serviço de Cardiologia

 

Ao completar 10 anos de atividade, o serviço de cardiologia do Hospital Agenor Paiva inaugurou uma nova área com dois consultórios, salas para Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Mapa e Holter. O projeto segue os princípios de humanização e acolhimento que orientam a assistência prestada no hospital.

O serviço, coordenado pela Dra. Daniela Soares Gorjão, se tornou referência na cidade baixa por oferecer um atendimento especializado que busca proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes em todas as fases da vida. A equipe médica especializada presta assistência individualizada a cada paciente. “A relação da cardiologia com o paciente, desde a sua entrada no hospital, passando pelo diagnóstico, início do tratamento intrahospitalar e, posterior, acompanhamento ambulatorial, compõem uma relação de integralidade na qual o médico passa a fazer parte da história de vida do paciente e seus familiares e é inevitável o sentimento de confiança, respeito e afeto que envolve essa relação” diz Dra Daniela Gorjão.

No serviço de cardiologia são realizadas consultas médicas e exames como eletrocardiograma, ecocardiograma ecotransesofágico, MAPA 24h, Holter 24h, e também avaliação pré-operatória de risco cirúrgico. 

Nossos Vídeo