Hospital Agenor Paiva faz campanha de Combate à Infecção Hospitalar

A campanha visa promover a cultura de segurança com ações lúdicas que contribuam para conquistar o engajamento de profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes, porque todos são atores importante no processo.


No mês de julho, o Núcleo de Segurança do Paciente, a Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH) e diversas outras unidades do Hospital realizaram uma campanha de higienização de mãos - gesto fundamental para garantir a segurança do paciente. A campanha visa promover a cultura de segurança com ações lúdicas que contribuam para conquistar o engajamento de profissionais de saúde, pacientes, acompanhantes e visitantes, porque todos são atores importante no processo.

Com música e alegria

A infectologista Andrea Straatman compôs uma paródia da música Cheguei, da cantora Ludmilla e as enfermeiras Maíra Andrade e Lilian Paula Nascimento gravaram o funk e criaram a coreografia apresentada pelas equipes do Hospital no videoclipe nomeado Cheguei Chegando Contra a Bactéria. Além desta música, que já está na ponta da língua de todos os profissionais do Hospital, Andrea Straatman criou ainda uma outra paródia da famosa canção Fricote de Luiz Caldas.  Um bloquinho carnavalesco circulou pelas áreas administrativas e assistenciais, distribuindo folhetos informativos sobre as ações e atitudes relacionadas à segurança do paciente.

Para Lilian Paula, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, realizar a ação “foi uma satisfação muito grande e um envolvimento multidisciplinar. Muitas pessoas contribuíram para a ação acontecer e foi bom ver essa alegria, entusiasmo e motivação dos colaboradores, além de poder mostrar o que está sendo feito para os próprios pacientes e clientes do Hospital e lembrar do Núcleo de Segurança do Paciente. Essa e outras ações só fazem agregar no dia a dia do serviço no Hospital”.

Nossos Vídeo