PERÍODO DAS FESTAS JUNINAS AUMENTA OS RISCOS DE QUEIMADURAS

Além das lesões de pele leves e/ou graves, as fogueiras e queimas de fogos podem causar diversos acidentes em humanos e animais


A época das festas juninas é uma das mais esperadas pela população brasileira e atrai multidões para as capitais dos estados e, principalmente, nas cidades do interior, para as comemorações com deliciosas guloseimas, muita música, diversão e tradições como ficar em volta e pular fogueira, assar milho na brasa, soltar fogos e balões. E é nesse período que o risco de queimaduras aumenta e o número de lesões de pele cresce.

O manuseio inadequado de fogos e balões e a distração perto das fogueiras, são os principais responsáveis pelos acidentes, que podem ser leves e/ou graves. É muito importante tomar alguns cuidados nas festas de São João, ainda mais com as crianças, para prevenir as queimaduras e acidentes.

Além do perigo para os humanos, os animais também podem sofrer com as queimas de fogos, pois eles se assustam facilmente com os barulhos dos fogos e rojões, e o pânico desorienta o animal que, além de correr desesperado e muitas vezes sem destino podendo ser atropelado ou provocar acidentes, podem sofrer ferimentos, paradas cardiorrespiratórias, convulsões, mutilações, quedas, aprisionamento indesejado, brigas com outros animais, ataques contra os próprios donos e até mesmo morte enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir ou mesmo ao tentar passar por vãos pequenos, atirando-se de janelas, batendo a cabeça contra paredes ou grades e atravessando portas de vidro.

Fogos

Os fogos devem ser comprados de acordo com a idade da criança e sua capacidade para brincar com o mesmo. É importante que as crianças pequenas não soltem bombinhas, ainda mais sozinhas, e sim brinquem com traques de massa, que são fogos inofensivos. Também dê preferência aos fogos que não fazem barulhos ou solte menos fogos, assim evita acidentes com os animais e problemas na audição dos bebês e crianças menores.

Chuvinhas, estrelinhas e outros fogos que podem causar queimaduras e outros tipos de acidentes, devem ser usados apenas por crianças que tenham a idade indicada para o manuseio desses fogos com orientação e supervisão de um adulto.

Todos os fogos devem ser soltos em locais seguros e não devem ser utilizados em caso de falha. Se não serviu, use outro, assim você evita acidentes com os fogos danificados. Também vale ressaltar que os armazenamentos dos fogos devem ser em locais secos, longe de fogões, isqueiros e acesso de crianças. Os balões e fogos de artifício devem ser soltos em locais apropriados e longe de fiação.

Fogueiras

Na hora de fazer a fogueira, prefira montá-la mais baixa para evitar desmoronamentos que acabam espalhando as brasas e jamais acenda com combustível, em especial gasolina, álcool e solvente. Ficar ao redor das fogueiras, assar milho, acender fogos nela e pulá-las pede alerta! Não deixe as crianças perto das fogueiras, principalmente sem a presença de um adulto. Além da fumaça fazer mal, as fogueiras são perigosas. Evite aproximar-se com matérias inflamáveis como bebidas alcoólicas, gasolina ou querosene.

O que fazer em caso de queimaduras?

Em caso de pequenas queimaduras, lave o local com água fria e cubra com um pano limpo e úmido. Não é indicado usar remédios caseiros. Caso a queimadura seja mais séria, com bolhas, inchaço e secreção com pus, procure um médico, pois os cuidados caseiros podem não serem eficazes e ainda provocar infecções nas feridas ou alergia.  

Acidentes mais graves devem ser transferidos imediatamente para o hospital mais próximo. Ligue para a emergência (192) ou corpo de bombeiros (193).