PELO 2° ANO CONSECUTIVO, A UTI DO HOSPITAL AGENOR PAIVA ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO PAÍS

O selo Top Performer de qualidade é concedido pela Epimed Solutions, somente às unidades de terapia intensiva que apresentam alta eficiência.


A UTI Geral do Hospital Agenor Paiva acaba de conquistar, pela segunda vez consecutiva, o selo Top Performer de qualidade, concedido pela Epimed Solutions, somente às unidades de terapia intensiva que apresentam alta eficiência. O selo tem validade de 1 ano e o último havia sido concedido à instituição em setembro de 2018.

A unidade coordenada pelas médicas Maristela Machado (CRM 8799) e Josianne Guimarães (CRM 8756), faz parte de um seleto grupo de 107 UTIs, em um universo de mais de 800 unidades avaliadas, considerada Top Performer.

"O fato de termos conseguido o selo por dois anos consecutivos demonstra a consolidação das nossas ações e o amadurecimento da nossa equipe em relação à segurança e à qualidade", comemora Dra. Maristela Machado

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para avaliação das unidades de terapia intensiva foram avaliados os melhores resultados clínicos, com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos internados.

Os principais indicadores são os desfechos clínicos, especialmente as taxas de mortalidade e a duração da internação na UTI.

“Todas as interações dentro da UTI devem tornar efetiva a assistência ao indivíduo doente e seus familiares, considerando-o como um todo, do ponto de vista biológico, psicológico, social e espiritual. Este princípio orienta o trabalho da equipe da nossa UTI”, destacou Maristela.

As medidas que geram eficiência dentro da unidade de terapia intensiva são:

- Identificar pacientes de alto risco de longa permanência e implementar planos de cuidados específicos para estes;
- Estimar e planejar a capacidade de atendimento e fluxo da UTI (vagas para cirurgias eletivas e transferências de pacientes);
- Permitir benchmarking através de medidas ajustadas por risco comparando assim, de forma justa, as médias de tempo de permanência entre diferentes UTIs.

REFORMA DA UTI

A UTI Geral do Hospital Agenor Paiva foi completamente reformada e modernizada, com um projeto arquitetônico muito diferente do habitual e da atmosfera fria do ambiente hospitalar. Foram utilizados recursos que possibilitaram um ambiente menos estressante levando em consideração os mínimos detalhes como as cores, o cuidado com os ruídos, a luminosidade e a acessibilidade. Todo o conjunto contribui para a cultura de segurança e do cuidado centrado nas pessoas.

A UTI possui 10 leitos para tratamento intensivo e 5 leitos para tratamento semi-intensivo preparados para receber os pacientes criticamente doentes, que necessitam de um cuidado maior e mais sistematizado. Nesta unidade, a equipe especializada dispõe de equipamentos de última geração para prestar assistência e manter os pacientes sob monitoramento constante, o que possibilita a eficácia e a rapidez no atendimento.

A UTI Geral do Hospital Agenor Paiva cumpre, ainda, os requisitos necessários dentro das diretrizes de segurança estabelecidos pela Norma RDC-07, tanto em relação aos equipamentos, quanto a processos e dimensionamento da equipe. Cada leito de isolamento tem seu banheiro e expurgo separado e os materiais usados são de fácil limpeza, duradouros, resistentes e antibacterianos.

As famílias e visitantes também receberam atenção especial, em um momento que estão mais vulneráveis e fragilizadas, encontram salas de convivência e de reunião acolhedoras, onde o ambiente tem decoração próxima a uma casa.
Tudo de acordo com a Missão da Intensiva: “Cuidar intensivamente de você!”