O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FEBRE MACULOSA

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade.


A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por bactéria do gênero Rickettsia, transmitida por picada de carrapato.
No Brasil, duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa, Rickettsia rickettsii, e Rickettsia parkeri.

 

PRINCIPAIS SINTOMAS:


Os principais sintomas da doença são:
Febre, dores musculares constantes, dor de cabeça intensa, edema e eritema de palmas e plantas, náuseas e vômitos, gangrena nos dedos e orelhas, diarreia e dor abdominal .
Além disso, com a evolução da Febre Maculosa é comum o aparecimento de maculas eritematosas nos punhos e tornozelos.
Por isso, é importante ao identificar os primeiros sinais, já buscar um atendimento médico especializado para um diagnóstico rápido e evitar complicações da doença.

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO


O diagnóstico da febre maculosa deve ser clínico e epidemiológico, devendo-se investigar se o paciente mora ou esteve em locais de mata, florestas, fazendas, trilhas ecológicas, onde possa ter sido picado por um carrapato.

O tratamento é realizado com antibiótico e deve ser acompanhado pelo médico, pois, em determinados casos, pode ser necessária internação da pessoa. O tratamento deve ser iniciado com brevidade e a resposta também dependerá do sistema imunológico do indivíduo, ou mesmo presença de outras comorbidades.