SINAIS DE ALERTA PARA DOENÇA DE PARKINSON

Doença neurológica crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos


A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central, afetando principalmente os movimentos do corpo. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, depois do Alzheimer, e afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos, embora possa ocorrer em idades mais jovens.


A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células de numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a dopamina, que conduz as correntes nervosas ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do corpo, provocando os principais sintomas da doença.


Os sintomas motores da doença de Parkinson são geralmente o que mais se destacam


Tremores
Lentidão de movimentos
Rigidez muscular
Desequilíbrio
Alterações na fala e na escrita

Apesar de não haver cura para a doença de Parkinson, existem opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento deve ser individualizado e baseado na gravidade dos sintomas e na resposta do paciente aos medicamentos.


O diagnóstico da doença de Parkinson é principalmente clínico e baseado na avaliação cuidadosa do histórico médico e dos sintomas do paciente. Não há exames laboratoriais ou de imagem específicos para confirmar a doença, o que pode dificultar o diagnóstico inicial.


No Hospital Agenor Paiva temos equipe médica especializada para uma avaliação completa e adequada em caso de suspeita de doença de Parkinson.