Exames - Orientações

PREVENTIVO MASCULINO – EXAME COM TOQUE RETAL

O que é? 

Os exames preventivos tornam os homens mais saudáveis ajudando a identificar doenças antes de se agravarem, o que facilita o tratamento e a cura.

Por que é necessário?

O acompanhamento médico preventivo evita que as doenças sejam diagnosticadas tardiamente, como o câncer de próstata. Também torna maior a chance de se manter saudável. O acompanhamento clínico pode ser realizado em todas as faixas etárias, já que, em cada uma delas, há uma necessidade específica.

O toque retal é um exame de grande importância para a urologia porque permite palpar a próstata através do reto. Estima-se que todo homem que viver até os 100 anos terá algum tumor na próstata. Como um meio de levantar precocemente a suspeita do câncer de próstata, o toque retal deve ser feito pelo menos uma vez ao ano por homens acima dos 50 anos.

Como devo me preparar? 

O procedimento é muito simples e rápido e não há necessidade de preparo especial.

Onde realizar o exame?

Centro Médico 2

URODINÂMICA

O que é? 

É o estudo das várias fases do ato de produzir, transportar, reter e excretar urina, gerando parâmetros como volume produzido, excretado ou retido, tempo de produção, capacidade volumétrica das vias urinárias, pressão de fluxo no interior das vias urinárias, etc., os quais podem ser confrontados com dados normais. 

Por que é necessário?

O exame de urodinâmica compreende uma série de exames diferentes (urofluxometria, cistometria, estudo miccional ou relação fluxo/pressão, perfil uretral e eletromiografia), ajudando a diagnosticar e precisar eventuais distúrbios no ato de urinar.

Como devo me preparar? 

Não há necessidade de nenhum preparo especial.

Onde realizar o exame?

Centro Médico 2

UROFLUXOMETRIA

O que é? 

É um exame que mede a relação do volume e da velocidade do jato urinário.

Por que é necessário?

O exame pode ajudar o médico a identificar a causa pela qual o paciente apresenta micção lenta ou dificuldade para urinar. O exame também pode ser utilizado para determinar se o trato urinário está funcionando adequadamente e ajudar a identificar outros problemas urinários como bexiga flácida ou aumento da próstata.

 

Como devo me preparar? 

O paciente deverá chegar ao consultório do médico com a bexiga cheia. O ideal é que o paciente evite urinar por várias horas antes da consulta e beber bastante líquido para garantir uma quantidade suficiente de urina para o exame.

Onde realizar o exame?

Centro Médico 2

 

Mais Exames