Exames - Orientações

ESPIROMETRIA OU PROVA VENTILATÓRIA

O que é? 

Prova Ventilatória ou Espirometria é um teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz.

Por que ela é necessária?

A espirometria serve para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares e para avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios ou mesmo em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória (atletas, por exemplo). Ela serve para indicar se a quantidade de ar inspirado está sendo suficiente para as necessidades do indivíduo ou se há alguma obstrução pulmonar. Em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose e outras doenças pulmonares, a espirometria, feita periodicamente, serve para avaliar o efeito do tratamento médico.

Como devo me preparar? 

  • O paciente deve estar em repouso por cinco a dez minutos antes do exame.
  • Não é necessário jejum, mas não devem ser usados chás, cafés ou bebidas alcoólicas cerca de seis horas antes do início do exame.
  • A maioria das medicações pode continuar sendo utilizada, devendo-se suspender por quatro horas o uso de broncodilatadores de ação rápida e por doze horas os de ação prolongada.
  • Não se deve fumar nas duas horas que antecedem o exame.
  • A espirometria não deve ser realizada caso a pessoa esteja gripada ou resfriada.

Onde realizar o exame?

Centro Médico 2

TESTE ALÉRGICO (fungos, alimentos, inalantes e insetos)

O que é? 

É um tipo de exame de diagnóstico que serve para saber se a pessoa tem ou não algum tipo de alergia de pele, alimentar, medicamentosa ou até respiratória.

 

 

Por que é necessário?

As alergias no organismo são complexas e difíceis de serem diagnosticadas. Os testes alérgicos fornecem informações específicas quanto ao que você é e não é alérgico. Uma vez que os alérgenos específicos, responsáveis pelos seus sintomas, tenham sido identificados, o médico poderá definir qual o melhor plano de tratamento de sua alergia, objetivando controlar ou eliminar seus sintomas, fornecendo ao paciente uma melhor qualidade de vida. 

Como devo me preparar? 

  • Eliminar o uso de anti-histamínicos, como Hidroxizina ou Clemastina, por exemplo, duas semanas antes de realizar qualquer teste de alergia, pois pode interferir com os resultados, impedindo a reação à substância a que é alérgico.
  • Evitar a aplicação de cremes na pele, já que pode interferir no resultado do teste.

Onde realizar o exame?

Centro Médico 2

 

Mais Exames