Cirurgia Bariátrica


O Hospital Agenor Paiva conta com ambulatório de Obesidade no Centro Médico II. O atendimento é realizado e coordenado pelo médico Daniel Proença (CRM 21.612), cirurgião geral e cirurgião bariátrico, todas às segundas-feiras, pela manhã.

Com a chegada de um profissional dedicado ao tratamento integral da obesidade, o objetivo do hospital é oferecer aos pacientes obesos oportunidade de um olhar direcionado à sua doença. Nesse contexto, contaremos também com endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos, todos com experiência no tratamento da obesidade.


Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica não tem objetivo meramente estético. Seu intuito é o de reduzir a mortalidade e a morbidade (aparecimento ou agravamento de doenças associadas) numa população específica. A cirurgia se justifica quando, estatisticamente, seus riscos são menores do que os causados pela obesidade. Estes riscos variam de acordo com cada indivíduo, com o grau de obesidade e com as doenças associadas.

Para pacientes que possuem o IMC acima de 40, com mais de 2 anos de tratamento clínico, sem sucesso e IMC entre 35 e 40, associado à comorbidades (doenças causadas ou associadas a obesidade), a cirurgia bariátrica oferece benefícios na qualidade de vida.

Existem consensos internacionais que norteiam a indicação do procedimento cirúrgico. A decisão sobre a cirurgia cabe à equipe médica e ao paciente (aceitação do procedimento após conhecer os riscos e benefícios associados a ele, assim como as modificações nos hábitos e processo de adaptação no período pós-operatório).